Páginas

radio Coca-Cola

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

o que são b.boys afinal?

                                         B.boys








B-Boys são devotados à cultura Hip Hop, mais especificamente a ato de ‘bboyzar’ que seria dançar. (tomei a liberdade de fazer uma tradução tosca)
Notou a palavra ‘devotado’? Isso porque um B-Boy não é um cara que vai lá simplesmente e faz uma dancinha acrobática cheia de swing. O movimento surgiu no bairro do Bronx em Nova York início dos anos 70 e foi uma resistência pacífica às gangues criminosas que dominavam os subúrbios. Propunha uma disputa criativa entre grupos e tinha como mentor intelectual dos guerreiros de dança de rua o dj e ativista Hip Hop Afrika Bambaataa (ele já foi considerado pela Revista Time um dos 20 homens mais importantes dos século XX).
Claro que tiveram muitas outras cabeças envolvidas nos primórdios do Hip Hop e uma conjuntura de fatos como a invenção dos aparelhos de portáteis, que possibilitavam levar o som pra qualquer lugar. Hoje um b-boy não precisa carregar um 3 em 1 pesado no ombro, basta um celular na mão pra bombar uma festa e ainda gravar as performances.
Ao redor de um B-Boy tem um estilo de vida que vai além bem do visual e das gírias, tem bastante consciência social e é repleto arte de rua, afinal o berço dos B-Boys no Brasil também são as periferias, principalmente as de São Paulo. Em conjuntos habitacionais os jovens se reunem no térreo dos blocos de apartamentos para dançar, grafitar, compor RAP e é aí que a cultura Hip Hop brota genuína.

0 comentários:

Postar um comentário